Notícias

Dê uma vista de olhos.
Provavelmente já não está tudo na mesma.

Confirmação de despesas do IRS termina dia 25 de fevereiro

À semelhança do ano anterior vimos recordar que, nos termos do artº 78-F, do CIRS é possível deduzir à coleta desse imposto um montante correspondente a 15 % do IVA suportado em despesas de reparações, alojamento e restauração, cabeleireiros e institutos de beleza, serviços veterinários e atividades de desporto, por qualquer membro do agregado familiar,…

Ler mais

Incentivos à aquisição de veículos elétricos

O despacho 3419B/2022 veio trazer incentivos muito interessantes para quem pretende adquirir veículos elétricos ou carregadores. Vale a pena analisar. As candidaturas vão até novembro de 2022 e podem ser feitas seguindo os seguintes links:   https://www.fundoambiental.pt/veiculos-de-emissoes-nulas.aspx https://www.fundoambiental.pt/postos-de-carregamento-2022.aspx   Viaturas: Para os particulares, as viaturas 100% elétricas, adquiridas em estado novo têm um incentivo no…

Ler mais

Consignação de IRS – Quando ser solidário não custa.

Relembramos que pode ajudar entidades de solidariedade social através da consignação de 0,5% do seu IRS. Isso quer dizer que esse valor é entregue diretamente pelo Estado à causa que escolher apoiar, sem qualquer custo para si. A consignação pode ser feita: Através do link https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/dadosagregadoirs/consignacao/comunicar se for feita até 31 de março, ou na…

Ler mais

IRS – Comunicação do agregado familiar

Lembramos que, no caso de existirem alterações no agregado familiar é necessário proceder à sua confirmação até ao próximo dia 15 de fevereiro. Caso pretenda alterar o IBAN também o pode fazer recorrendo ao mesmo local dentro do site da AT. É só seguir o seguinte link:  https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/dadosagregadoirs/agregadofamiliar/comunicar. O processo é simples e intuitivo, mas poderá…

Ler mais

Formalidades e controlos aduaneiros na importação de mercadorias do Reino Unido

A partir de 1 de janeiro de 2022 a importação de mercadorias do Reino Unido passará a estar sujeita a formalidades e controlos aduaneiros, cujo cumprimento é obrigatório para todos os operadores económicos que transacionam com o Reino Unido. Poderão consultar um conjunto de documentação elaborada pelo Reino Unido com as últimas informações e orientações…

Ler mais

Ajustamento do calendário fiscal 2021/2022 (despacho SEAAF 351/2021-XXII)

Foi publicado o despacho 351/2021-XXII que ajusta o calendário fiscal de 2021/2022. Resumidamente: – Em 2022 ainda não será obrigatória a comunicação das séries e a colocação do ATCUD nas faturas será facultativa; – A modelo 10 poderá ser entregue até 25/02/2022; – Em 2022 os inventários serão comunicados ainda sem valorização – Em relação…

Ler mais

Estágios ATIVAR.PT – Apoio à criação de emprego

Foi disponibilizado o convite 07/REACT-EU 2021, que estabelece a medida Estágios ATIVAR.PT e visa o apoio a programas de estágio, constituindo‐se uma experiência prática em contexto de trabalho, tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados. O mesmo documento encontra-se disponível no seguinte endereço, a…

Ler mais

Adaptar Turismo

Foi publicado em 15 de outubro o Despacho Normativo nº24/2021 que estabelece um mecanismo de apoio à recuperação da atividade empresarial  – Programa Adaptar Turismo. Resumidamente, destacamos seguintes condições: tem aplicação em todo o território nacional abrange as atividades económicas com os CAE identificados no anexo I do DN nº 24/2021 (em anexo) abrange micro,…

Ler mais

Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas (subsídio reembolsável – situação de crise empresarial)

Foi publicado hoje o DL 64/2021 que aprova a criação da Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas, com uma dotação mínima de 100 milhões€.   Trata-se de um apoio sob a forma de subsídio reembolsável atribuído até 31/12/2021 e gerido pelo IAPMEI.   Empresas beneficiárias da Linha de Apoio MPE: micro…

Ler mais