Disponibilidade de informação – O que realmente precisa um empresário.

Sendo a contabilidade uma estatística, que produz dados analisáveis com um atraso médio de 3 meses, o empresário precisa de a complementar com informação operacional, que pode ser menos exata, mas que tem de ser bastante mais rápida.

Para ajudar na decisão, a informação de um negócio tem de funcionar como uma bandeira numa corrida de fórmula um. Um mero sinal que nos avisa quando as coisas estão a correr mal e que nos mostra quão bem estamos a sair-nos.

Cada negócio e cada empresário têm uma monitorização específica. Ninguém liga ao que não percebe ou que não tem tempo para ver. Tem de ser adaptada.

Informação menos exata e rápida confirmada depois pela informação estatística da contabilidade parece ser, assim, uma forma consistente de controlo de um negócio, não só porque permite ver o que está a acontecer, como o que aconteceu e, ainda, servir de base às previsões do que acontecerá.

O grande desafio é o de encurtar a distância temporal entre ambas as informações, de forma a aumentar, cada vez mais, a sua fiabilidade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Partilhe esta artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos recentes

Artigos destacados