Disponibilidade de informação – O que realmente precisa um empresário.

Sendo a contabilidade uma estatística, que produz dados analisáveis com um atraso médio de 2 meses, o empresário precisa de a complementar com informação operacional, que pode ser menos exata, mas que tem de ser bastante mais rápida.

Para ajudar na decisão, a informação de um negócio tem de funcionar como uma bandeira numa corrida de fórmula um. Um mero sinal que nos avisa quando as coisas estão a correr mal e que nos mostra quão bem estamos a sair-nos.

Cada negócio e cada empresário têm uma monitorização específica. Ninguém liga ao que não percebe ou que não tem tempo para ver. Tem de ser adaptada.

Informação menos exata e rápida confirmada depois pela informação estatística da contabilidade parece ser, assim, uma forma consistente de controlo de um negócio, não só porque permite ver o que está a acontecer, como o que aconteceu e, ainda, servir de base às previsões do que acontecerá.

O grande desafio é o de encurtar a distância temporal entre ambas as informações, de forma a aumentar, cada vez mais, a sua fiabilidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Partilhe esta artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos recentes

Artigos destacados