A evolução tecnológica

O processo contabilístico está a sofrer uma enorme transformação tecnológica que vai alterar os métodos de trabalho, o conceito de escritório e a relação com os clientes.

A evolução para as plataformas on-line de contabilidade apresentam um enorme potencial de evolução face aos atuais sistemas, mais fechados. Ainda que todos os softwares já apresentem soluções de trabalho remoto, que são fiáveis e testadas, não conseguem a versatilidade das aplicações na web.

A digitalização de toda a informação, incluindo os documentos, e o seu tratamento através de aplicações web permite-nos hoje efetuar consultas, faturar, contabilizar, emitir declarações fiscais, em qualquer lugar, com recurso tanto a um computador como a um mero telemóvel. A ideia de “ir ao escritório” para efetuar estas tarefas parece querer ficar ultrapassada imediatamente, mais ainda com o 5G a entrar em funcionamento.

Libertado do papel, no sentido literal do termo, o contabilista fica mais solto para exercer a sua profissão em qualquer lugar. A proximidade deixa de ser um aspeto a ter em conta pelo cliente, que poderá reunir remotamente e enviar os documentos digitalmente.

Tudo fervilha de mudança. O QR Code vai trazer novas potencialidades na contabilização dos documentos, criar automatismos e abrir novos caminhos.

O cliente vai passar a ter acesso à informação que quiser, da forma que pretender, controlando o processo como se tivesse um contabilista interno. E vai poder “ver” isso no seu telemóvel.

E ainda não está tudo inventado…

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Partilhe esta artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos recentes

Artigos destacados