Avaliar uma empresa: Porquê?

Quanto vale a sua empresa?
Se tem uma proposta para vender a sua empresa e não sabe quanto pedir, ou se simplesmente gostava de saber o valor do seu negócio, nós podemos ajudar.

Como se avalia uma empresa?

Existem vários métodos, mas o que tem sido mais aceite é o que se baseia no rendimento da sociedade ou negócio. É feita uma avaliação de performance dos últimos anos e, após a eliminação de anormalidades estatísticas, determina-se o valor em função dos rendimentos futuros esperados atualizados à data da venda. É um processo tecnicamente complexo, mas que pode ser simplificado consoante os objetivos da análise.

Avaliar para comprar é diferente de avaliar para vender?

Sim é, e muito. Ainda que em ambos os casos seja necessário avaliar o EBITA e o Cash-flow gerado pela atividade, no caso da compra do negócio é necessário ir muito mais longe, uma vez que quem adquire também fica com os riscos.

Em casos de grande complexidade ou empresas muito antigas recomenda-se uma auditoria independente por empresas da especialidade e o recurso a advogados para garantir a materialidade do que se está a comprar.

No caso de uma venda, sendo o vendedor conhecedor da sua empresa, existe um conjunto de diligências que não precisa de efetuar, podendo focar-se tão somente no valor do negócio. É aqui que se gasta, muitas vezes, muito dinheiro a adquirir o que não se precisa.

Vantagens da avaliação?

Ao avaliar a sua empresa numa ótica aceite universalmente fica não só com a referência de valor, como também com a ideia que o comprador terá do negócio depois de analisar as contas. Isso permitirá a ambos pouparem tempo em discussões inócuas sobre valores irrealistas.

É o valor final? De todo, não. É o valor de partida sobre o qual se colocará, para mais ou para menos, as vantagens e desvantagens negociais que cada um tem. 

Quanto custa uma avaliação?

Não existe um preço padrão para avaliar uma empresa. Depende, além do objetivo, da dimensão, da complexidade e da antiguidade do negócio.

Uma avaliação sumária para venda, que permita ficar com uma ideia de qual o valor a pedir que não seja absurdo, para mais ou menos, poderá custar entre 600€ e 1.200€. O mesmo para comprar, se for só para aferir se o preço pedido está dentro de padrões aceitáveis.

Avaliar para comprar é completamente diferente não sendo possível definir um preço sem perceber a dimensão da empresa.

Dúvidas? Fale connosco.
Não vai custar nada e, quem sabe, chegamos juntos a uma conclusão.